Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
sábado, agosto 27, 2005
Die Fetten Jahre sind vorbei


Três jovens revolucionários querem mudar o mundo. Assim como o filme. Ambos falham redondamente.

Os três amigos, revoltados com o mundo capitalista em que vivem, encontram uma forma de fazer ver aos outros as suas ideias. Invadem casas de famílias ricas mas sem o intuito de as roubar. Em vez disso limitam-se a "redecorar" a casa, mudando as coisas de sítio. Aparelhagens no frígorífico, porcelanas na sanita, nada fica no seu devido lugar. Como assinatura característica deixam mensagens com frases como "Os Vossos Dias de Abundância estão contados" ou "vocês têm demasiado dinheiro".

Um dia uma das suas "invasões" acaba por não correr como planeado e, sem mais alternativas, os edukadores sequestram o dono da casa para evitar serem apanhados pela polícia.

Vão para uma casa no campo até decidirem o que fazer com o sequestrado e acabam por descobrir bastante sobre a sua vida. Mais do que dono de uma grande casa e de uma grande fortuna, Hardenberg (Burghart Klaußner), tinha sido um dos defensores da revolução de maio de 1968.

Aqui segue-se um caminho que me parece particularmente interessante. Esquecemos por momentos o carácter moralista do filme, que se afirma desde o início como defensor dos ideais comunistas e de como a juventude actual nada faz para mudar as injustiças do mundo, e ficamos maravilhados com a forma como a relação entre os jovens e o milionário se desenvolve. O paralelismo entre a revolução de 68 e o legado que os seus ideiais deixaram nos jovens de hoje em dia está muito bem conseguido. Especialmente a forma como é utilizada a ironia para caracterizar essa relação, porporcionando alguns dos momentos mais divertidos de todo o filme.

A brincar falam a sério e vão deixando alguns assuntos no ar que nos fazem pensar e que de uma forma inteligente nos tentam moldar o pensamento. Claro que só quem quer é que aceita as ideias que o filme passa, mas é legítima a tentativa de abrir os olhos para uma situação real. Mesmo que as soluções não passem por aquelas que o filme apresenta, não deixamos de nos questionar sobre o que está ao nosso alcance fazer para as encontrar.

De destacar ainda a excelente banda sonora, mesmo que Halleluja, cantada pelo génio Jeff Buckley, seja usada em demasia. A primeira vez que a ouvi senti um arrepio na pele, achei que estava bastante adequada à situação. As outras vezes já não fez tanto sentido.



A minha clasificação é de: 8/10

Etiquetas:

posted by not_alone @ 13:18  
5 Comments:
  • At 27/8/05 17:56, Anonymous Anónimo said…

    Adoro ironia nos filmes :P. Talvez arrisque...

    Cumps. cinéfilos

     
  • At 28/8/05 15:44, Blogger MPB said…

    Quanto à musica Halleluja de jeff Buckley, realmente é uma grande musica, mas tão repetida naquele final que até cansava ;)

    Eu vi o filme e até achei interessante, mas não me identifico com o que lá está, é tudo excessivamente utópico, os novos revolucionários a não desistencia, a não venda ao capitalismo... :S opa, tudo bem é uma ideia interessante, assim com a clara critica ao MAio de 68, mas será preciso encher uma audiencia de demagogismos para que elas libertem o seu espirito revolucionário?

    Interessante, mas por momentos muito mas mesmo muito forçado.

    Cumps

    5/10

     
  • At 3/6/08 15:23, Anonymous Anónimo said…

    Não sei se este blog é brasileiro ou portugues, mas a realidade é esta! Uma Revolução está muito próxima de acontecer.

     
  • At 3/6/08 15:49, Blogger not_alone said…

    O blog é português. E sim, venha essa revolução. estamos a precisar.

     
  • At 3/6/08 15:49, Blogger not_alone said…

    O blog é português. E sim, venha essa revolução. estamos a precisar.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com